É na arte que nos concentramos.

Pré-produção

O planejamento de uma gravação é o caminho certo para seu sucesso.
Por isso, antes de começar a gravar, nós entendemos seu projeto, seus objetivos, e com isso planejamos a melhor ação, desde a escolha do local adequado, a acústica certa, até o plano de gravação música por música, take a take. Fazemos uma leitura prévia das obras a serem gravadas, discutimos os objetivos estéticos e sonoros e baseado nisso, planejamos todo o processo de gravação, quantidade de canais, microfones, ordem de gravação e todos os detalhes que envolvem esse processo.

Antes de começar a esticar o primeiro cabo de microfone, temos planilhas e mapas com todo o planejamento diário das gravações.

Nossa equipe conta com um engenheiro de som de experiência internacional, que também é formado em música e que durante as gravações, já realiza um trabalho de acompanhamento de leitura, indicando trechos críticos que poderiam ser regravados.

Ainda podemos contar, de acordo com o projeto, com um ou mais maestros auxiliares fazendo leituras mais precisas dos problemas e ajudando a encontrar soluções.
Para completar, as melhores técnicas de gravação stereo e surround, todas utilizadas nas principais gravadoras e selos europeus.

O processo de gravação e edição funciona da seguinte maneira:
Normalmente grava-se um ou dois takes inteiros da música. Durante a execução destes takes, os maestros auxiliares fazem anotações pertinentes aos trechos críticos que ainda não estão em sua melhor execução. Após a gravação dos takes inteiros, os problemas são expostos e inicia-se a gravação dos trechos indicados.Pode-se gravar  então quantas vezes forem necessárias os trechos individualmente até que se obtenha uma boa execução.

Nessa fase, cada trecho regravado é devidamente anotado para posterior referência no processo de edição. O processo de edição normalmente é o mais demorado, embora façamos o possível para que o material esteja devidamente catalogado e anotado, facilitando consideravelmente o processo. Normalmente nesta fase costuma-se ouvir atentamente os takes e fazer assim decisões em cima da partitura onde as melhores performances serão usadas. Hoje em dia, com o devido treinamento e prática, o processo de edição é muito preciso, podendo um take ser editado até nota a nota.